6 Comentários

Apresentação

A Organização Granja Portugal Solidária – SOLIDU, surgiu em 2001 como resultado dos vários processos de articulação do movimento popular; debates sobre a socioeconomia e empreendedorismo Solidário, 1ª Semana de Cidadania, entre outros.

Compreendida como uma estratégia para o fortalecimento das lutas do movimento e as ações de inclusão social, tendo como eixo de atuação o desenvolvimento local, a geração de trabalho e renda, bem como um novo processo de cultura e educação popular, que revitalize o tecido social da comunidade.

Localizada no bairro Granja Portugal periferia de Fortaleza, com 37.369 habitantes (IBGE – 2000), a SOLIDU é parte da Região denominada, Grande Bom Jardim, com população que somada a da Granja Portugal é de 179.000,00 habitantes, região esta que revela com maior profundeza as desigualdades produzidas pelas ausências das políticas públicas de desenvolvimento. Ao mesmo tempo temos vivenciado várias experiências de desenvolvimento local fomentado pelos agentes da região potencializando o resgate do tecido socioeconômico das comunidades, sendo este projeto uma das estratégias de consolidar o processo de empoderamento e desenvolvimento local com foco na geração de trabalho e renda.

Esta é a nossa motivação orientadora para a construção do Bem-Viver com base na colaboração solidária e na articulação de mais de 60 produtores e produtoras, tendo como base a construção de Redes de Colaboração Solidárias, a exemplo da Rede Cearense de Socioeconomia Solidária e da Rede de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável do Grande Bom Jardim.

Temos desenvolvido diversas atividades visando o fortalecimento e a organização das trabalhadoras e trabalhadores da socioeconomia solidária, tais como: o Projeto dos produtores locais, envolvendo diretamente 20 produtores e indiretamente 60; em parceria com vários grupos locais, associações e ONG’s, que ocorrem todos os primeiros sábados de cada mês; apoio à capacitação e formação das produtoras em corte, costura e designer, com participação de 35 confeccionista, em parceria com a ADS/CUT. Além de ações que visam a geração de renda e a inclusão social, também procuramos promover atividades de valorização da cultura e de educação popular da população da Granja Portugal, como: a organização do Grito dos Excluídos, Ato do 1º de maio, Dia Nacional da Juventude, Dia Internacional das Mulheres; no âmbito mais local, a Luta pela Escola de 2º Grau, Campanha Contra a Violência, pela Matricula Escolar, Divulgação do ECA, a realização da 1ª Semana de Cidadania e o seminário de formação e debate sobre “as artes da paz”, em parceria com a Cáritas Diocesana.

Atualmente a SOLIDU em parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza através da Secretaria de desenvolvimento econômico – SDE, articula um grupo de 35 produtoras locais na área da confecção e artesanato através de um projeto chamado confeccionando com Arte onde todas passaram por um processo de capacitação e aprimoramento dos seus talentos para melhor produzir e comercializar seus produtos. Acompanhamos também 12 empreendimentos financiados pelo CREDI JOVEM onde os jovens foram capacitados e orientados com curso de empreendedorismo para gerenciarem seus próprios negócios. Organizamos mensalmente feiras solidárias para que as produtoras possam comercializar seus produtos

6 comentários em “Apresentação

  1. olá amigos,

    seria possivél um seminario em nossa cidade? (camocim-ce)
    o que é preciso?

    aguardo respostas
    (88) 99010719 (88)88168039 (88) 36211513

  2. Olá Orenilton,
    Que bela iniciativa resta agora a galera ficar alimentando com as novidades.
    Quero sugerir que seja apresentado as mulheres do SOLIART, nem todas tomaram conhecimento da existência desse espaço e as que sabem não tiveram a oportunidade de visualizar.

    Um grande abraço solidário!
    Vanderlúcia

  3. que tal se nos podessemos ter uma oficina de conhecimento e uso da intenet para TODAS AS PRODUTORAS.
    Esta muito lindo tudo

  4. ola tstu felez por fazer parte da turma da ecosol

  5. Olá Orenilton e Vanderlúcia, gostaria de fazer uma doação do livro Pedra e Flor aí para CASA BRASIL, vocês poderiam planejar uma roda de criatividade literária aí na sala de leitura, juntar uns 20 jovens entre 12 e 16 anos e no dia a gente doa 10 livros para CASA e sorteia 10 para eles, que acham???? fico no aguardo de comunicação.
    bjs
    Cleudes

  6. ,mmmm,mmmmm,mmmm,m,

Deixe um comentário